Importância da Água - M1A, M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA


SUGESTÕES DE INTERATIVIDADE

M1A, M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA



A ÁGUA É ESSENCIAL PARA A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS: OS ANIMAIS, AS PLANTAS E OS SERES HUMANOS NECESSITAM DE ÁGUA PARA VIVER.


1) Roda de Conversa: Fale com a criança, de maneira simples, sobre a importância da água para os seres humanos, para as plantas e para os animais. Cite exemplos de situações em que utilizamos a água (para beber, cozinhar, fazer nossa higiene, limpar a casa, lavar a roupa, etc.). Explique, também, a importância de economizar água e como podemos fazer isso.


2) Leitura da história: “A gotinha Plim Plim
Esta história traz em seu conteúdo o ciclo da água. Leia devagar, mostrando as ilustrações e explicando, de maneira que a criança entenda como ocorre o ciclo. É sempre importante lembrarmos que as crianças pequenas desenvolvem o prazer pela leitura, participando de situações significativas em que podem observar alguém lendo histórias para elas.


3) Música: “De gotinha em gotinha”(Palavra Cantada)

É interessante que o adulto assista ao vídeo com a criança, num primeiro momento, mostrando a água do rio, as gotinhas de chuva caindo das nuvens, a gotinha que ficou no sol e foi diminuindo até evaporar e as crianças fechando a torneira para que a água não acabe. Depois, a criança poderá assistir mais vezes para aprender a letra da música e curtir.


4) Brincadeira: Que tal vermos o que afunda e o que boia na água?
Pegue uma bacia e encha de água. Escolha alguns objetos que possam ser molhados (por exemplo: tampinha, clipes, uma fruta, lápis, algum brinquedo de plástico, rolha, etc.) e vá colocando um de cada vez na bacia, perguntando antes para a criança se o objeto irá afundar ou boiar, já explicando o que são esses dois conceitos.
Sugestão de vídeo:

5) Barquinho de sucata
Escolha objetos disponíveis em sua casa (papel, caixa de leite, rolhas, esponja, caixa de ovo, etc.) e use a criatividade para construir um barquinho junto com seu filho(a). Depois de pronto, a criança poderá colocar o barquinho em um recipiente com água para brincar.
Algumas imagens e um vídeo como exemplos para a confecção do barquinho:




VALE LEMBRAR QUE MUDANDO ALGUNS HÁBITOS, PODEMOS CONSUMIR A ÁGUA DE MANEIRA CONSCIENTE, PRESERVANDO ESSE RECURSO FUNDAMENTAL A NOSSA EXISTÊNCIA.
ALGUMAS DICAS:



Professoras:
Ana Paula Bernardo da Silva
Cíntia Sponchiado
Daniela Fernanda de Castro Novaes
Darilia Campos do Amaral
Eliane Juliana Barros de Freitas Baldicera
Luciana Francisca Moreira
Milena Moraes Mengual Ravagnani



Comentários