SUGESTÕES DE INTERATIVIDADE
M1A, M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA
A
ÁGUA É ESSENCIAL PARA A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS: OS ANIMAIS,
AS PLANTAS E OS SERES HUMANOS NECESSITAM DE ÁGUA PARA VIVER.
1)
Roda de Conversa: Fale
com a criança, de maneira simples, sobre a importância da água
para os seres humanos, para as plantas e para os animais. Cite
exemplos de situações em que utilizamos a água (para beber,
cozinhar, fazer nossa higiene, limpar a casa, lavar a roupa, etc.).
Explique, também, a importância de economizar água e como podemos
fazer isso.
2)
Leitura da história: “A gotinha Plim Plim”
Esta
história traz em seu conteúdo o ciclo da água. Leia devagar,
mostrando as ilustrações e explicando, de maneira que a criança
entenda como ocorre o ciclo. É sempre importante lembrarmos que as
crianças pequenas desenvolvem o prazer pela leitura, participando de
situações significativas em que podem observar alguém lendo
histórias para elas.
3)
Música: “De gotinha em gotinha”(Palavra Cantada)
É
interessante que o adulto assista ao vídeo com a criança, num
primeiro momento, mostrando a água do rio, as gotinhas de chuva
caindo das nuvens, a gotinha que ficou no sol e foi diminuindo até
evaporar e as crianças fechando a torneira para que a água não
acabe. Depois, a criança poderá assistir mais vezes para aprender a
letra da música e curtir.
4)
Brincadeira: Que tal vermos o que afunda e o que boia na água?
Pegue
uma bacia e encha de água. Escolha alguns objetos que possam ser
molhados (por exemplo: tampinha, clipes, uma fruta, lápis, algum
brinquedo de plástico, rolha, etc.) e vá colocando um de cada vez
na bacia, perguntando antes para a criança se o objeto irá afundar
ou boiar, já explicando o que são esses dois conceitos.
Sugestão
de vídeo:
5)
Barquinho de sucata
Escolha
objetos disponíveis em sua casa (papel, caixa de leite, rolhas,
esponja, caixa de ovo, etc.) e use a criatividade para construir um
barquinho junto com seu filho(a). Depois de pronto, a criança poderá
colocar o barquinho em um recipiente com água para brincar.
Algumas
imagens e um vídeo como exemplos para a confecção do barquinho:
VALE LEMBRAR QUE MUDANDO ALGUNS HÁBITOS, PODEMOS CONSUMIR A ÁGUA DE MANEIRA CONSCIENTE, PRESERVANDO ESSE RECURSO FUNDAMENTAL A NOSSA EXISTÊNCIA.
ALGUMAS
DICAS:
Professoras:
Ana
Paula Bernardo da Silva
Cíntia
Sponchiado
Darilia
Campos do Amaral
Eliane
Juliana Barros de Freitas Baldicera
Luciana
Francisca Moreira
Milena
Moraes Mengual Ravagnani
Comentários
Postar um comentário