26 de Julho - Dia dos Avôs. Berçário 2 A e B

Sugestões de Interatividades

Berçário 2A , 2B

Professores: 
Danisa Meneghini;
Fagner Matias Moré;
Milena Meneghelli;
Vera Lúcia Ap. Deleigo Simões
26 de Julho - Dia dos Avôs.
Na Educação Infantil é importante que a criança compreenda a sua origem, a ordem cronológica dos fatos e a importância da sua família.
É necessário que a criança encontre um ambiente acolhedor onde se sinta amada e querida por todos , onde possa experienciar várias situações diferentes, dentre elas, culturas, hábitos e costumes diversos. Que aprenda a ter bons modos e internalize valores morais, éticos e sociais e de respeito com os mais idosos percebendo que família e escola trabalham em parceria para o seu desenvolvimento. Em razão disso ninguém melhor que a querida vovó e vovô para ajudar na construção desse processo com suas experiências.
O dia da vovó não se resume em um só dia, mas em 1 semana de atividades lúdicas e sistematizadas que terão sua culminância no dia da homenagem a vovó e ao vovô.
Interatividade 1: Leitura: A casa sonolenta – Audrey Wood 

Orientações: Converse com a criança e informe que juntos vocês assistirão a um vídeo que se trata de uma história contada. Reserve um tempo em que poderão assistir com calma, sem serem interrompidos. Assistam ouvindo e observando as ilustrações, pois elas fazem toda a diferença para compreensão da historia, interesse e envolvimento da criança.
DESAFIO: Após o primeiro contato com o vídeo, sugerimos assistir novamente e fazer em sua casa uma “cama sonolenta”, empilhando os objetos que estiverem disponíveis, proporcionando uma experiência divertida para a criança. Logo abaixo deixaremos um exemplo da história contada com objetos recicláveis.
Casa feita com papelão e personagens com caixas de leite encapadas.
Interatividade 2: Roda de conversa em família.


Roda de conversa sobre quais são os personagens da história? Quem deitou primeiro na cama? Qual é o nome da sua vovó? Aproveite esse momento e pergunte para a vovó e ao vovô qual brinquedo que eles mais gostavam de brincar em sua infância? , quais músicas eles gostavam de cantar? Quais brincadeiras eles gostavam mais? Logo abaixo deixaremos algumas músicas como sugestões para ouvirem juntos:




Interatividade 3: Vídeo (homenagem): 

Levando em conta esse momento que estamos vivendo, com essa pandemia do Coronavírus, onde as famílias estão em isolamento, com a data do dia dos avós se aproximando, vamos fazer um vídeo em homenagem a elas? Grave um vídeo você e seu filho dizendo para as vovós o amor que vocês sentem por elas. (Se vocês permitirem vamos postar essa homenagem no Facebook da escola).

Interatividade 4: Confecção de um brinquedo: "Bilboque"
Aproveitando essa data tão especial que é o dia dos avós, confeccione junto com seu filho um brinquedo que te faz lembrar de suas vovós. (sugestão bilboque, mas pode ser outro brinquedo que remeta a sua infância, a seus avós.), e chegou a hora da diversão, usaremos nossa criatividade para montarmos um brinquedo com materiais recicláveis. Confira abaixo o passo a passo e veja como é super fácil. 
Materiais para a confecção:· Uma garrafa PET descartável;
· Uma tampinha de refrigerante;
· Barbante;
· Tesoura;
· Materiais para enfeitar;

Orientações: 
· Peça para um adulto cortar a garrafa PET na altura do gargalo, lembrando uma tacinha; 

· Corte cerca de 30 cm de barbante;

· Amarre uma ponta de barbante na tampinha de refrigerante e amarre a outra ponta na ponta da garrafa PET;

· Enfeite o bilboquê com os materiais que você quiser;
· Agora é só jogar e brincar, tentando colocar a tampinha dentro da garrafa sem usar as mãos.

Interatividade 5: Homenagem/música - Eu te amo vovô (vovó) 
 Dia 26 de julho Dia dos avós 

O importante é vivenciar esse momento mágico de interação com as vovós e os vovôs  estabelecendo com eles um diálogo sobre como eram as coisas em seu tempo e que desde pequenos eles aprendam sobre o respeito com os idosos.

Até a próxima semana!




Comentários