SUGESTÕES
DE INTERATIVIDADES
M1A,
M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA
AS EMOÇÕES
TRABALHAR AS EMOÇÕES NA
EDUCAÇÃO INFANTIL PERMITE À CRIANÇA COMPREENDER O QUE SENTE, REFORÇANDO SUA
AUTOCONFIANÇA. ALÉM DISSO, FARÁ COM QUE ELA SEJA CONSCIENTE DAS EMOÇÕES DOS
OUTROS, RESPEITANDO SEUS SENTIMENTOS E POSSIBILITANDO, ASSIM, RELACIONAMENTOS
MAIS SAUDÁVEIS UMAS COM AS OUTRAS E COM OS ADULTOS.
1)
Leitura da história: “O livro dos sentimentos”
Leia a história para a
criança devagar, explicando e mostrando as ilustrações. Ao terminar, pergunte:Qual
foi a parte da historinha que você mais gostou?
2)
Musicalização: “A música dos sentimentos!”
Deixe a criança ouvir a
música e assistir o vídeo ilustrativo, trabalhando a percepção sonora e
auditiva.
3)
Hora da conversa
Mostre as carinhas para a criança e
vá fazendo perguntas como: O que te deixa feliz? O que te deixa brava? O que te
deixa com medo? O que te faz chorar? O que te deixa triste?
4)
Atividade com espelho
A atividade com espelho é
importante para que a criança reconheça sua própria imagem. O adulto deverá
posicionar a criança em frente a um espelho e pedir que ela vá fazendo cara de
brava, de feliz, de triste, de assustada, de choro e, até mesmo, uma careta
engraçada. O adulto também pode participar da brincadeira.
5) Desenho na farinha
Agora é hora de fazer as carinhas! O adulto deverá colocar um pouco de farinha em um pratinho e pedir para a criança desenhar uma carinha feliz e, depois, uma triste. Vá falando parte por parte para a criança ir fazendo, da seguinte forma: faça a cabeça, os olhos, o nariz e agora a boquinha sorrindo. Depois, a mesma coisa, só que com a boquinha triste para que a ela perceba a diferença.
Sugestão
de filme para assistir junto com a criança: “Divertidamente”
ÓTIMA SEMANA A TODOS!
Professoras:
Ana Paula Bernardo da Silva
Cíntia Sponchiado
Daniela Fernanda de Castro Novaes
Darilia Campos do Amaral
Eliane Juliana Barros de Freitas Baldicera
Luciana Francisca Moreira
Milena Moraes Mengual Ravagnani
Comentários
Postar um comentário