As Emoções (Maternal I) M1A, M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA

SUGESTÕES DE INTERATIVIDADES
M1A, M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA

AS EMOÇÕES
 
TRABALHAR AS EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL PERMITE À CRIANÇA COMPREENDER O QUE SENTE, REFORÇANDO SUA AUTOCONFIANÇA. ALÉM DISSO, FARÁ COM QUE ELA SEJA CONSCIENTE DAS EMOÇÕES DOS OUTROS, RESPEITANDO SEUS SENTIMENTOS E POSSIBILITANDO, ASSIM, RELACIONAMENTOS MAIS SAUDÁVEIS UMAS COM AS OUTRAS E COM OS ADULTOS.

1) Leitura da história: “O livro dos sentimentos”


 














Leia a história para a criança devagar, explicando e mostrando as ilustrações. Ao terminar, pergunte:Qual foi a parte da historinha que você mais gostou?

2) Musicalização: “A música dos sentimentos!”
Deixe a criança ouvir a música e assistir o vídeo ilustrativo, trabalhando a percepção sonora e auditiva.

3) Hora da conversa
Mostre as carinhas para a criança e vá fazendo perguntas como: O que te deixa feliz? O que te deixa brava? O que te deixa com medo? O que te faz chorar? O que te deixa triste?


4) Atividade com espelho
A atividade com espelho é importante para que a criança reconheça sua própria imagem. O adulto deverá posicionar a criança em frente a um espelho e pedir que ela vá fazendo cara de brava, de feliz, de triste, de assustada, de choro e, até mesmo, uma careta engraçada. O adulto também pode participar da brincadeira.


5) Desenho na farinha
Agora é hora de fazer as carinhas! O adulto deverá colocar um pouco de farinha em um pratinho e pedir para a criança desenhar uma carinha feliz e, depois, uma triste. Vá falando parte por parte para a criança ir fazendo, da seguinte forma: faça a cabeça, os olhos, o nariz e agora a boquinha sorrindo. Depois, a mesma coisa, só que com a boquinha triste para que a ela perceba a diferença.
Sugestão de filme para assistir junto com a criança: “Divertidamente”
ÓTIMA SEMANA A TODOS!


Professoras:
Ana Paula Bernardo da Silva
Cíntia Sponchiado
Daniela Fernanda de Castro Novaes
Darilia Campos do Amaral
Eliane Juliana Barros de Freitas Baldicera
Luciana Francisca Moreira
Milena Moraes Mengual Ravagnani

Comentários