OS TRÊS PORQUINHOS - MATERNAL 1 (M1A, M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA)

 

SUGESTÕES DE INTERATIVIDADES

M1A, M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA

 

OS TRÊS PORQUINHOS



OS CONTOS DE FADAS SEMPRE EXERCERAM UM GRANDE FASCÍNIO NAS CRIANÇAS. SÃO HISTÓRIAS QUE DEIXAM FLUIR A IMAGINAÇÃO, DESPERTAM O INTERESSE PELA LEITURA E AUXILIAM NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE, POIS A CADA PERSONAGEM APRESENTADO SURGE A CAPACIDADE DE SE IDENTIFICAR E DIFERENCIAR O REAL DO IMAGINÁRIO. VAMOS CONHECER A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS?



1) Leitura: “Os três porquinhos”


Escolha um ambiente aconchegante e leia a história devagar para a criança, mostrando as ilustrações. Algo que desperta grande interesse nos pequenos é fazer a dramatização durante a leitura. Assim, o adulto poderá engrossar a voz quando for imitar o lobo mau falando, fazer uma voz mais fina para imitar os porquinhos e fingir estar tremendo de medo do lobo como os porquinhos.

 

2) Roda da conversa

Após a leitura da história converse com a criança sobre a lição que ela transmite. Explique que o primeiro e o segundo porquinho foram preguiçosos e apressados, escolhendo fazer suas casas do jeito mais fácil e rápido para poderem brincar, o que trouxe uma consequência ruim, pois suas casas foram facilmente destruídas pelo lobo. Já o terceiro porquinho foi dedicado e percebeu que o trabalho e seu esforço para construir uma casa resistenteeram mais importantes.

3) Confecção do porquinho

Hora de usar a criatividade e os materiais disponíveis em casa (papel, prendedores de roupa, tinta, pratinho de papel, tampinha para fazer o focinho, etc.) para construir um porquinho juntamente com a criança. Abaixo alguns exemplos:

 




4) Contando do 1 ao 3

Agora vamos aprender a contar até o 3, relacionando o número a sua quantidade correspondente. Para isso o adulto deverá fazer três fichas (pode ser de papelão) com os números, como mostra na imagem abaixo:



Em seguida, pegue alguns prendedores de roupa e ajude a criança a contar e fazer a correspondência, colocando a quantidade certa de prendedores em cada ficha de acordo com o número, como mostra na imagem abaixo:



5) Vídeo: “Os três porquinhos”


Agora é hora de deixar a criança curtir essa história e assistir o vídeo quantas vezes quiser, entrando no fascinante mundo da imaginação.

 

 

Professoras:

Ana Paula Bernardo da Silva

Cíntia Sponchiado

Daniela Fernanda de Castro Novaes

Darilia Campos do Amaral

Eliane Juliana Barros de Freitas Baldicera

Luciana Francisca Moreira

Milena Moraes Mengual Ravagnani

 

Comentários