Sugestões de InteratividadesBerçários A e B
Professores:
Danisa Meneghini;
Fagner Matias Moré;
Milena Meneghelli;
Vera Lúcia Ap. Deleigo Simões.
Atividade 1: Brincando com prendedores:
As crianças estão crescendo e com isso a natureza das brincadeiras vai mudando um pouco. Hoje vamos propor uma de interatividade para estimular a coordenação motora fina. É uma brincadeira simples com materiais de casa, mais precisamente um pote e alguns pregadores de roupa, mas que já é uma variação com relação a brincadeiras que as crianças experimentam cotidianamente.
Inicie colocando alguns pregadores fixados na lateral da vasilha, coloque mais alguns pregadores dentro da vasilha. O trabalho do seu filho será retirar e colocar os pregadores. Se quiser pode colocar pregadores coloridos e ir pedindo para que tire ou coloque determinada cor.
Atividade 2: Brincando com as sombras:
A atividade sugerida consiste em entregar uma lanterna para a criança, em um ambiente com pouca luminosidade, deixando a porta um pouco aberta para evitar que a criança se assuste com a escuridão total, solicite a ela que explorem o ambiente fazendo com que verbalizem o que estão encontrando ou, solicite que as crianças procurem algum objeto específico ou algum familiar. O responsável deverá estimular a criança sobre a importância do cuidado ao se movimentar nessa atividade, para evitar atrito com algum familiar ou que danifiquem algum objeto. Fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e a seu espaço, estimule a criança a seguir com o olhar, a luz exposta criando sombras.
Atividade 3: Cesto de tesouros:
Mas o que é o cesto de tesouros? É uma brincadeira exploratória, de descobertas, capaz de aguçar a curiosidade da sua criança por meio da possibilidade de manipular materiais pré-selecionados por um adulto. Os materiais podem ser confeccionados ou colhidos da natureza e devem oferecer estímulos sensoriais diversificados (tato, olfato, paladar, audição, visão e movimento corporal).
Para montarmos nosso cesto de tesouros vamos considerar a variedade e a qualidade dos objetos selecionados e um cesto para que haja facilidade de alcance e escolha dos objetos. Para cada sentido há algumas variáveis como textura, formato, peso, cheiro, sabor, som, cor, forma, brilho e medida/comprimento. E que tipos de objetos seriam? Naturais, feitos de materiais naturais, de madeira, de metal, de couro, têxteis, borracha, pele, papel, papelão, etc. Também é preciso atenção para segurança dos bebês para que não tenham peças que possam ser engolidas, cortantes e que sejam laváveis, secáveis ou descartáveis. A ideia é ter o mínimo ou não ter plástico e brinquedo comprado.
Coloque o bebê sentado próximo ao cesto, no cesto selecione diferentes tipos de objetos da casa, que sejam seguros para o bebê. Apresente o cesto e deixe-o explorar cada objeto.
Atividade 4: Encontre o par:
Espalhe os sapatos, tênis, sandálias, chinelos pelo chão, misturados; Chame a criança e explique que a brincadeira: encontrar os pares certos dos sapatos que estão no chão; Se a criança tiver dúvida, ajude a encontrar os pares dando dicas como: cor, textura, modelo, entre outros detalhes. Elogie a criança quando ela conseguir encontrar os pares certos.
Atividade 5: Faça seu próprio brinquedo.
Vamos confeccionar um lindo brinquedo para seu filho de dia das crianças?
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