PRIMAVERA - MATERNAL 2 (M2A, M2B, M2C, M2D, M2E.)

 

Sugestão de Interatividade

M2A, M2B, M2C, M2D, M2E.

 

No dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore. Ela é o maior símbolo da natureza e nos proporciona sombra para descanso, frutos, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, embelezam as cidades,etc.

 

1-    História: “A árvore sem folhas”

 

Orientação: Escolha um ambiente tranquilo, onde possam ouvir a história. Em seguida pergunte à criança:

 

 O que deixou a árvore sem folhas triste?

 A árvore pediu ajuda para quais amigos? Eles conseguiram ajudar?

Qual foi o sentimento da árvore quando recebeu todos os corações das crianças?

 Você já recebeu ajuda ou ajudou alguém?

 

Explique para a criança que quando recebemos carinho e atenção ficamos alegres, satisfeitos e essas emoções geram o sentimento de gratidão.

Peça para a criança expressar em seu rosto o sentimento de gratidão.

 

2-    Música: “A nossa amiga árvore”

Orientação: Ouça a música, em seguida com a ajuda da mamãe desenhe o tronco, complete a árvore colando folhas, corações, papéis picados ou se preferir pinte com esponja e guache.

3-    Musicalização: “Pomar” (Palavra Cantada)

 

Através dessa música, as crianças aprendem as frutas e ao mesmo tempo o nome das suas respectivas árvores frutíferas.

Orientação: Após ouvir a música, faça uma lista com cinco árvores frutíferas e suas respectivas frutas. Leia a lista para a criança e peça para que circule a primeira letra de cada palavra.

 

4-    Jardim de Girassóis

A primavera  é a estação mais colorida do ano, esse período é marcado pelas belas paisagens e grande diversidades de flores.

Vamos ouvir a história Jardim de Girassóis.

 

Orientação: Faça um jardim bem bonito, com a ajuda da mamãe confeccione flores com rolinhos de papel higiênico, use a criatividade para colorir do jeito que preferir!


 

5-    Pareamento de meias

Imitar os adultos é sempre uma grande diversão para as crianças. Essa atividade favorece o jogo simbólico, desenvolve o movimento de pinça, a imaginação e as habilidades sociais.

Orientação: faça um varal com barbante e disponibilize prendedores de roupa.

Separe algumas meias da criança e peça para que ela pendure no varal, organizando os pares.

 



Professoras:

Maria de Lourdes Leme

Marta Terezinha Rodrigues

Ana Aparecida Barbosa Vallt

Tereza Cristina Moda de Oliveira

Comentários