CINCO SENTIDOS. MATERNAL 1 (M1A, M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA)

SUGESTÕES DE INTERATIVIDADES

M1A, M1B, M1C, M1D, M1E E MULTISSERIADA

 



 A ESTIMULAÇÃO DOS CINCO SENTIDOS É UMA DAS PRIORIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA QUE ISSO OCORRA, DEVEMOS REALIZAR COM AS CRIANÇAS ATIVIDADES QUE PERMITAM A ELAS EXPLORAR O TATO, VISÃO, PALADAR, AUDIÇÃO E OLFATO. VAMOS COMEÇAR?

 

1) Vídeo: “Corpo Humano – 5 Sentidos”


O vídeo proporciona o entendimento sobre os órgãos do sentido de maneira simples e bem ilustrativa. Coloque-o para a criança assistir em um ambiente em que nada tire sua atenção. Quando terminar ajude a criança a lembrar quais são os cinco sentidos e vá perguntando para que utilizamos cada um deles.

 

2) Trabalhando o paladar

Uma das melhores maneiras de diferenciar os sabores é provando. Vamos ajudar os pequenos a aprender diferenciar o que é doce, salgado e azedo? O adulto poderá usar açúcar, sal e limão, dando um de cada vez para a criança saborear, observando suas reações.

 

3) Trabalhando a visão

Para realizar esta atividade vamos primeiramente confeccionar um binóculo bem simples: basta colar um rolinho de papel higiênico ao lado do outro. Depois de colado, a criança poderá enfeitar o binóculo colando retalhos de papéis coloridos ou pintando com tinta. Depois de pronto, é hora de usar a visão. Para isso, o adulto poderá levar a criança com o seu binóculo para dar uma volta na rua da sua casa ou, até mesmo, no quarteirão, e observar tudo ao seu redor. Quando voltarem do passeio, peça à criança que conte tudo o que viu. E não se esqueçam de colocarem suas máscaras antes de dar essa voltinha na rua!



4) Trabalhando o tato

Agora é hora da brincadeira! Para isso é importante que o adulto selecione alguns materiais, sem deixar a criança vê-los, como: um pedaço de papel liso, uma lixa de unha, um pouco de algodão, uma tampinha de garrafa pet e uma pedrinha de gelo. Tape os olhos da criança com um pano ou uma faixa e vá colocando os objetos, um de cada vez, nas mãos dela para que os sinta e tente adivinhar o que é. O adulto deve ir falando se o objeto é liso, áspero, macio, duro ou gelado para que a criança vá aprendendo esses conceitos.



5) Trabalhando a audição

Vamos trabalhar a audição dos pequenos por meio de uma brincadeira parecida com a anterior só que agora produzindo sons. Peça para a criança fechar os olhos e produza sons diferentes, um de cada vez, para que ela adivinhe o que é, como: amassar um papel, fechar uma porta, bater palmas, bater os pés no chão, estalar os dedos, derramar água em um recipiente, tocar um apito (se tiver em casa) etc. O adulto pode usar a criatividade na produção de sons diferentes. Em seguida, para garantir a diversão, invertam os papéis: a criança assume a tarefa de produzir os sons para que o adulto adivinhe.

 

ÓTIMA SEMANA A TODOS!

 

Professoras:

Ana Paula Bernardo da Silva

Cíntia Sponchiado

Daniela Fernanda de Castro Novaes

Darilia Campos do Amaral

Eliane Juliana Barros de Freitas Baldicera

Luciana Francisca Moreira

Milena Moraes Mengual Ravagnani

  

Comentários